terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Primeiro Experimento Espelho de Vênus: Performance Poética



ENCENAÇÃO

Iniciamos no Hall do Centro de Ciências Humanas, onde Rosa Santos aluna de música começou as batidas de caixa, que conduziu o aquecimento corporal. Em seguida Priscila Carvalho, da AKONI, aluna do 2º ano do ensino médio, moradora da área Itaqui – Bacanga recitou o poema “O Dia Amargo da Mulher” de Eugenia Corazon. Fomos em cortejo pela rampa, para o espaço da Ágora, local escolhido para a apresentação.

As mulheres estenderam as roupas, no varal, mostrando o cotidiano de muitas mulheres. Andaram pelo espaço, como se estivessem no ritual, e deram continuidade recitando o poema “Sexo Feminino” de Dione Barreto.

O envolvimento da caixa, das músicas com a encenação deu-se nos estudos da “Roda”, como símbolo de conhecimento. O que aconteceu no final, e o público foi convidado para entrar na roda e nós mulheres compartilhamos a luta das mulheres, com a força cotidiana das Marias, Joanas, Carlas, Franciscas entre outras, que escreveram e escrevem a história.

E assim se deu a prática do projeto cenográfico, compartilhado com todas e todos, pela manhã na Ágora. Para nós reafirmou o posicionamento das mulheres e o

envolvimento dos homens, na luta contra qualquer tipo de violência. Que essa prática esteja presente todos os dias de nossa existência. E que mais mulheres, compreendam o processo histórico de invisibilidade e a atuação das feministas, na valorização das mulheres. E que os homens entendam, que a cada mulher que encontra a liberdade, fica mais fácil para eles se manifestarem.

ELENCO

Dayana Roberta – Direção / Atriz

Anderson Parente – Preparação Corporal/ Assistente

Rosa Santos – Música /cantora (som de caixa)

Priscila Carvalho – Atriz/ cantora

Socorro Costa – Atriz

CENÁRIO

Varal com saias, vestidos

Pano na ágora

Saias Rodadas na Ágora

Vassouras

Balde com as saias

SONOPLASTIA

Toques de Caixa (Divino)

Músicas: Afros

Nenhum comentário: